Dia das Palavras Cruzadas

 

Hoje é o tricentésimo quinquagésimo sexto dia do ano
Sábado, 21 de dezembro de 2024
Faltam 10 dias para acabar o ano
Entre Solstícios e Cruzadas Verbais: Um Inverno à Bocage
Hoje, o dia mais curto do ano. Sol parado, noite longa. Seria uma metáfora para os tempos modernos ou apenas a astúcia do cosmos a brincar com os ponteiros? No calendário de datas insólitas, este é também o Dia das Palavras Cruzadas. Esse jogo que nos ensina a arte de tecer sinónimos como se fossem cachecóis para o frio mental. Obrigado, Arthur Wynne, por nos tirar da senilidade com “cinco letras: passatempo”.
Falemos de Bocage, o poeta que era um quebra-cabeças vivo. Entre sátiras, amores e versos que fariam corar até uma palavra cruzada inteira, o homem desconstruiu tabus com a mesma audácia com que rimava. "Amores vêm e vão, mas o verdadeiro amor nunca sai do coração", dizia ele. Quem sabe, nas noites de boémia, se não teria inventado as primeiras palavras cruzadas com as suas metáforas picantes?
Enquanto isso, o solstício lembra-nos que a luz sempre vence a escuridão. Bocage riria: “Mas só depois de umas noites longas e bem aproveitadas!” Afinal, como ele, entre luz e sombra, vivemos num eterno jogo de significados.
✍️ 𝓢𝓪𝓷𝓭𝓻𝓪 𝓟𝓸𝓲𝓶 ®️ 21/12/2024 19:49
*Todos os Direitos Autorais Reservados*


Comentários

Mensagens populares