Dia Internacional dos Direitos Humanos

 

Hoje é o tricentésimo quadragésimo quinto dia do ano
Terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Faltam 21 dias para acabar o ano
Dia Internacional dos Direitos Humanos
"Livres e Iguais: A Dignidade que Não Podemos Esquecer"
O Céu amanheceu igual para todos hoje.
As Nuvens não distinguem línguas, credos ou cores de pele;
O Sol, persistente na sua missão, ilumina o que é bom e mau, sem julgar.
E, no entanto, nós, seres humanos, criamos muros, invisíveis ou concretos, que aprisionam, excluem e ferem.
O artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos é um marco de esperança: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.” Uma frase que, ainda hoje, soa como utopia em muitos cantos do mundo. Os direitos humanos, em vez de bandeiras de união, tornaram-se trincheiras de debate, vulneráveis a ataques que parecem esquecer que a dignidade humana é indivisível.
Num tempo em que o discurso de ódio se espalha mais rápido que um vírus e a xenofobia é travestida de solução para crises, é assustador ouvir que “a xenofobia salva-vidas”. Salva? Ou perpetua ciclos de dor e exclusão? Quantos são marginalizados pela cor da pele, pelo sotaque ou pelo local de nascimento? Quantas vozes são silenciadas por não se enquadrarem no que chamamos de “nós”?
É fácil apontar culpados. Mais difícil é olhar para dentro e questionar como as nossas ações ou a nossa passividade alimentam a desigualdade. Afinal, quando escolhemos ignorar, não nos tornamos cúmplices?
Hoje, o apelo do tema "Nossos direitos, nosso futuro, agora" é mais que uma frase: é um convite à ação. Supere o ódio, corrija a desinformação, denuncie a violência. Não são as instituições, mas as pessoas que têm o poder de mudar o rumo. Não é um movimento que começa “nos outros”. Começa em cada um de nós.
Porque o futuro que queremos só será alcançado quando reconhecermos o direito de todos a viver com dignidade, livres do medo, da fome e da exclusão.
Se o Sol nasce para todos, por que insistimos em criar sombras?
✍️ 𝓢𝓪𝓷𝓭𝓻𝓪 𝓟𝓸𝓲𝓶 ®️ 10/12/2024 10:49
*Todos os Direitos Autorais Reservados*


Comentários

Mensagens populares