350º dia
350° dia
16 de dezembro
Hoje é o décimo sexto dia do décimo segundo e último mês do ano!
Faltam 15 dias para acabar o ano.
Dia de Santa Adelaide
Adelaide de Itália ou Adelaide de Borgonha ou simplesmente Santa Adelaide (Borgonha, 931 - Selz, 16 de dezembro de 999) foi imperatriz consorte do Sacro Império Romano Germânico e rainha consorte da Germânia, além de ser conhecida por ter sido fundadora de diversas casas religiosas e ter convertido numerosos infiéis.
Aos 16 anos a Corte arranjou o seu casamento com o rei de Itália, mas este faleceu três anos depois, dando lugar no trono ao seu rival, o rei Berengário, que queria casar Adelaide com o seu filho. Adelaide recusou casar, foi atirada à prisão, perdendo todos os seus títulos e poderes mas, com a ajuda do padre Martinho, fugiu da prisão e refugiou-se no castelo de Canossa, vivendo momentos angustiantes, mas a coragem e determinação nunca a abandonaram, quando atacado pelo rei, pediu ajuda ao imperador da Alemanha, que veio em seu auxílio de Adelaide, derrotando Berengário, fazendo-o prisioneiro. O imperador apaixonou-se por ela e casaram.
Adelaide tornou-se imperatriz, seu marido recebeu a coroa imperial que pertencera a Carlos Magno, dando origem ao Sacro Império Romano-Germânico, o qual duraria mais de oito séculos. Adelaide dedicou-se a evangelizar os povos e a ajudar os pobres, doentes, missionários e religiosos, construindo igrejas, mosteiros e hospitais. Toda a sua piedade valeu-lhe o amor e admiração dos seus súbditos.
Adelaide ficou viúva novamente, falecido Otão I, foi Regente até a maioridade do filho, Otão II, que em 971 se casou com a princesa grega Teofânia Escleraina. Esta era maldosa e ciumenta, e tanto perseguiu a Regente que Adelaide acabou exilada. Arrependido, o filho, após alguns anos, trouxe-a de volta, mas pouco depois o imperador morreu. Teofânia assumiu a regência, planejando a morte da sogra; mas, com apenas quatro semanas de governo, foi ela mesma assassinada. Novamente como Regente, agora do neto Otão III, Adelaide retomou suas obrigações políticas e religiosas. Adelaide tornou-se imperatriz regente da Alemanha, governando com justiça e piedade. Quando o seu neto Otão III atingiu a maioridade e subiu ao trono, Adelaide retirou-se para um mosteiro que ela tinha fundado em Selz, na Alsácia, para viver em oração, falecendo a 16 de dezembro de 999.
Santa Adelaide a imperatriz dos mais necessitados, regente da Alemanha, heroína de iluminura medieval, considerada uma das “Grandes Mulheres na História do Mundo” do primeiro milênio, a sua jornada de vida foi marcada por obstáculos e provações, mas ela nunca perdeu sua força de espírito e sua dedicação a Deus e àqueles que mais precisavam.
Exemplo de mãe, princesa, imperatriz, rainha e cristã, Santa Adelaide deixou um impacto duradouro no mundo e continua a ser uma inspiração para aqueles que buscam seguir seus passos de serviço e compaixão.
Uma santa noite para todos vós!
Escrito por Sandra Poim em 16/12/2023 19:55
publicado por inspiração de pesquisa efectuada em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Adelaide_da_It%C3%A1lia
https://catolicoapp.com/santo/santa-adelaide/
https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-santa-adelaide/
As imagens podem estar sujeitas a direitos de autor.
*Todos os Direitos Autorais Reservados*
#365diaspoim #adelaide
Comentários
Enviar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, Obrigada!